HOME
 

RESULTADO PARA OFICINA

  INSCRIÇÃO MOSTRA COMPETITIVA
  EDIÇÕES ANTERIORES
  SIGA-NOS
  CONTATOS
   

 

 

 

 

REcine 15 anos – Festival Internacional de Cinema de Arquivo - 2016

Saiu a lista de Filmes selecionados para a Mostra Competitiva 2016

Em 2002 ninguém imaginava que uma simples mostra temática, que surgiu com o objetivo de tornar películas raras oriundas de cinematecas e arquivos de filmes mais acessíveis ao público em geral, seria, 15 anos depois, um dos mais festejados e originais festivais de cinema do Brasil, estamos falando do “REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo”, que comemora em 2016 a sua 15ª. Edição.

Mais do que um simples festival de cinema, o REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo se propõe a promover a conscientização sobre a preservação de acervos audiovisuais públicos e privados e, por este motivo, todas as suas atividades são pensadas para cumprir esse objetivo, que é, antes de mais nada, difundir e experimentar a partir da reutilização de imagens de arquivo.

O REcine é uma realização da Rio de Cinema Produções em parceria com o Circuito Estação NET de Cinema, a tradicional Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), o CINE ARTE UFF e a Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM , que traz ao público obras raras da cinematografia mundial e debate a realidade do trabalho de guarda e preservação dos registros filmográficos. Importantes nomes do Cinema Nacional, restauradores, conservadores, pesquisadores, historiadores e representantes de arquivos ajudaram a pensar a situação dos acervos audiovisuais e enriqueceram a discussão sobre os temas abordados pelo festival ao longo desses 15 anos de existência: Preservação de filmes (2002),Cortes da Censura Federal (2003), Revoluções (2004), Televisão, uma história para ver de perto (2005), Vanguardas no cinema (2006), Imprensa no cinema (2007), Futebol, magia e paixão (2008), O cinema nas ondas do rádio (2009), Movimentos da música brasileira no cinema (2010), A Itália e o cinema brasileiro (2011), REcine ri à toa (2012), O Rio em prosa e fitas (2013), Com a Palavra o Cinema (2014) e REcine Iê,Iê,Iê (2015).

O REcine é mais do que a realização de um festival de cinema anual, sua proposta é rever, refazer, reinventar, renovar, redescobrir, reunir, reconstruir, reeditar e repensar as imagens e suas trajetórias no meio audiovisual.

FILMES SELECIONADOS PARA MOSTRA COMPETITIVA 2016:

Filmes de Longa Metragem:
1. As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana - Paola Vieira e Claudio Lobato.
2. BETINHO –A Esperança Equilibrista - Victor Lopes.
3. CACASO na Corda Bamba - José Joaquim Salles e PH Souza.
4. Crônica da Demolição - Eduardo Ades.
5. Morena dos Olhos Pretos - Isaac Dourado.
6. Olhar de Nise - Jorge Oliveira e Pedro Zoca.
7. Osvaldão - Vandre Fernandes, Ana Petta,
Fábio Bardella e André Michilis.
8. Perdido em Júpter - Deo

Filmes de Média Metragem:
1. Abissal - Arthur Leite
2. Araca- O samba em Pessoa - Aleques Eiterer
3. Cartas para Eros - Herbert Fieni
4. Irmãos Grael - Mariana Pessanha
5. O Mundo é uma Charge - Ranulfo Borges
6. O Rosto da Mulher Endividada - Renato Sircilli e Rodrigo Batista
7. Quem Matou Eloá? - Lívia Perez
8. Sobre os Trilhos da História Evandro Souza
9. Uma Dama de Fino Traço - Yanko Del Pino

Filmes de Curta Metragem:
1. A Ilha que Foi - Alberto Gambato
2. Baleia Magic Park - Mariana Lacerda
3. Como Seria? - Daniel Gonçalves
4. CampoContraCampo - Nathalia Cavalcante
5. Diagrama do Útero - Bianca Rêgo
6. Dias Mortos - José Nuñes e Andrea
7. Entre o Traço e a Luz- Zeca Ferreira
8. Nós - Thiago Simas
9. Os teus Olhos - Tânia Diniz
10. Rádio Livre - Thuan Mozarte Flávio Moraes
11. Rebobine - Juliana Ludolf
12. Tive Fome, Colhi Sede - Rafael Freire
13. Tupianas - Marcos Bonisson e Khalil Charif

OFICINA

Desde sua criação em 2003, a Oficina Audiovisual e de Uso de Imagens de Arquivo do REcine, já teve como orientadores os consagrados Diretores: Sílvio Tendler, Vladimir Carvalho, Eduardo Escorel, Luiz Carlos Lacerda, Sílvio Da-Rin, Arthur Omar e Beth Formaggini, o crítico de cinema Carlos Alberto Mattos, os cineastas e professores dos Cursos de Cinema da UFF e da PUC-Rio: Nelson Pereira dos Santos, Tunico Amancio, João Luiz Vieira, César Migliorin, Aída Marques, Flávio Kactuz, José Mariani, Ney Costa Santos, Carla Siqueira, Renato Schvartz entre outros.

A Oficina oferece a oportunidade de aprender, com estes cineastas e professores convidados, como criar e produzir Audiovisuais a partir de imagens de arquivo. Nesta 15ª. Edição o orientador será o Roteirista e Diretor Vicente Ferraz, premiado realizador de documentários: Soy Cuba, o Mamute Siberiano (Melhor Documentário Gramado 2005 e Guadalajara 2005), Arquitetos do Poder e de ficções: Estrada 47 (Melhor filme em Gramado 2014) que utilizam imagens de arquivos.

A Oficina acontecerá na Cidade do Rio de Janeiro, nos Espaços da ESPM e da Cinemateca do MAM, no Centro da Cidade, com a presença do Orientador, palestras e filmes ao longo da semana de 27 de junho a 2 de Julho de 2016. A edição e finalização dos projetos realizados pelos participantes acontecerão no período de 11 a 29 de julho de 2016.

A Oficina do REcine vem revelando talentos para o mundo e muitas de suas mais de 100 produções, realizadas ao longo de seus 15 anos de existência, já foram exibidas e premiadas em mostras e festivais pelo Brasil e também em eventos internacionais.



Todos os direitos reservados para Rio de Cinema - Equipe REcine 2016
Site melhor visualizado em 1024x768