HOME
 

PROGRAMAÇÃO

 

MOSTRA COMPETITIVA

 

MAM / ESPM

  PREMIADOS 2017
  EDIÇÕES ANTERIORES
  SIGA-NOS
  CONTATOS
   

 

 

 

REcine 16 anos – Festival Internacional de Cinema de Arquivo - 2017

O REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo realiza em 2017 a sua 16ª Edição. O Festival, que desde 2002, quando iniciou suas atividades como uma Mostra Temática, tem o objetivo de tornar películas raras oriundas de cinematecas e arquivos de filmes mais acessíveis ao público em geral,.

Nesta 16ª Edição o REcine traz para os espectadores, na sua tradicional Mostra Informativa, o Tema : “Cinema Diálogos Visuais”, um recorte na relação entre o cinema e as artes plásticas focado em realizadores que fazem e abordam as artes visuais pelas lentes cinematográficas e em artistas plásticos que utilizam o audiovisual como meio de expressão de suas idéias e inquietudes.

O Multiartista Arthur Omar, um dos maiores nomes da cena artística imagética experimental e expoente da intersecção destes diferentes universos de criação dentro do audiovisual brasileiro é quem recebe a nossa Homenagem Especial na Sessão de Abertura, no dia 17 de outubro às 19:30 h, na Tradicional CINEMATECA DO MAM, com a exibição do documentário , “MINIDOC/Diretores - ARTHUR OMAR” de Cristina Mendonça, um mergulho no mundo visual do homenageado, e em seguida do cultuado filme “O NERVO DE PRATA” realizado por Arthur Omar, uma viagem do cineasta dentro do universo incomum e paradoxal do artista Tunga.

A Mostra Competitiva é constituída de filmes documentários, ficcionais e experimentais feitos em boa parte a partir de materiais de arquivos.

Dezenas de filmes (longas, médias e curtas), alguns inéditos, outros raros e atualmente pouco vistos, divididos pelas mostras Informativa e Competitiva do festival, compõem a programação apresentada abaixo. Destaque para as sessões com os filmes retratos de Andy Warhol, as cinebiografias de artistas brasileiros de Luis Carlos Lacerda, os virtuosismos visuais de Peter Greenaway e a exibição de “Pendular” de Julia Murat seguida de debate.

O REcine é uma realização da Rio de Cinema Produções em parceria com a tradicional Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), e a Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/Rio, evento que traz ao público obras raras da cinematografia mundial e debate a realidade do trabalho de guarda e preservação dos registros filmográficos.

A programação você encontra Clicando na palavra PROGRAMAÇÃO que você encontra no canto superior esquerdo desta pagina.

Ou você pode acessar o catálogo virtual em:
https://issuu.com/ricardofavilla/docs/catalogo_recine_2017_85b5fe0cdfb933

O REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo se propõe a promover a conscientização sobre a preservação de acervos audiovisuais públicos e privados e, por este motivo, todas as suas atividades são pensadas para cumprir esse objetivo. Importantes nomes do Cinema Nacional, restauradores, conservadores, pesquisadores, historiadores e representantes de arquivos ajudaram a pensar a situação dos acervos audiovisuais e enriqueceram a discussão sobre os temas abordados pelo festival ao longo desses 16 anos de existência: Preservação de filmes (2002),Cortes da Censura Federal (2003), Revoluções (2004), Televisão, uma história para ver de perto (2005), Vanguardas no cinema (2006), Imprensa no cinema (2007), Futebol, magia e paixão (2008), O cinema nas ondas do rádio (2009), Movimentos da música brasileira no cinema (2010), A Itália e o cinema brasileiro (2011), REcine ri à toa (2012), O Rio em prosa e fitas (2013), Com a Palavra o Cinema (2014) e REcineIê,Iê,Iê (2015), e REcine Vê o Cinema (2016).

O REcine é mais do que a realização de um festival de cinema anual, sua proposta antes de mais nada, reinventar, realizar é rever, refazer, renovar, redescobrir, reunir, reconstruir, reeditar e repensar as imagens e suas trajetórias no meio audiovisual, bem como difundir e experimentar a partir da pesquisa e da reutilização de imagens e sons oriundas de materiais arquivo.

Todos os direitos reservados para Rio de Cinema - Equipe REcine 2017
Site melhor visualizado em 1024x768